Novos tempos para novas cidades

Denise Barcellos Pinheiro Machado
Carlos Eduardo Nunes-Ferreira

Dia(s): Terças-feiras e sextasfeiras
Horário: 08:00h às 12:00h
Turmas: 1
Dep.: DPUR
Tipo: Ateliê Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): ATELIÊ AVANÇADO DE PROJETO URBANO E INFRAESTRUTURA
Código: FAU513
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Ateliê Avançado Integrado
Código FAW: inscrição será feita pela Coordenação após a 2a CRID.

A disciplina parte do conceito recorrente, na história do Urbanismo, de cidades novas (new towns), da análise de planos urbanísticos de matriz moderna (como Brasília e Chandigarh) e de estudos de caso das novas cidades dos países emergentes para analisar sua (in) viabilidade econômica e ambiental.

Da teoria à prática, os estudantes serão instigados a gerar propostas que subvertam o modelo de ocupação dispersa do estudo de caso: o Plano Piloto para a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O foco da disciplina é a humanização do desenho urbano, as interações sociais diversas e os índices de caminhabilidade e de mobilidade pública, na medida em que a região estudada tem sérios défices em todos esses índices.

As experiências conhecidas mundo afora serão analisadas comparativamente entre suas justificativas iniciais e seu estado de coisas atual, com consequências sociais, econômicas e ambientais para as cidades, regiões e países onde foram adotadas.

No processo, o aluno deverá ser capaz de: – Analisar o contexto histórico e político onde as novas cidades foram implantadas.

– Analisar a bibliografia de referência para o projeto urbano e ambiental proposto.
– Compreender a legislação edilícia e urbana como oportunidade de inovação e transformação socioambiental.
– Projetar por camadas em que sejam consideradas as preexistências e as potências opostas ao traçado original e à arquitetura da paisagem estudada.
– Resolver as contradições entre modelos de mobilidade e cidade por meio do desenho urbano.

Para isso, adota como dinâmica em sala de aula:

– Debates e seminários sobre referências no Brasil e no mundo.
– Identificação de padrões entre as referências selecionadas.
– Visitas estruturadas de campo.
– Desenvolvimento de proposta final nas escalas complementares da quadra, da paisagem e do desenho urbano. – Concepção de um Plano de Estruturação Urbana em consonância com os instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade e seus correlatos em outros países.

CHOAY, FRANÇOISE. O Urbanismo: utopias e realidades. Uma antologia. São Paulo: Perspectiva, 1979. LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2004. PANERAI, Philippe. Formas urbanas: a dissolução da quadra. Porto Alegre: Bookman, 2013. SENNETT, Richard. Construir e Habitar. Ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Record, 2018.