Novos tempos para novas cidades

Denise Barcellos Pinheiro Machado
Carlos Eduardo Nunes-Ferreira

Dia(s): Terças-feiras e Sextas-feiras
Horário: 8h às 12h
Dep.: DPUR
Tipo: Ateliê Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): ATELIÊ AVANÇADO DE PROJETO URBANO E INFRAESTRUTURA
Código: FAU513

A disciplina parte do conceito recorrente, na história do Urbanismo, de cidades novas (new towns), da análise de planos urbanísticos de matriz moderna (como Brasília e Chandigarh) e de estudos de caso das novas cidades dos países emergentes, para analisar sua (in)viabilidade econômica e ambiental.

Da teoria à prática, os estudantes serão instigados a gerar propostas que subvertam o modelo de ocupação dispersa do estudo de caso: o Plano Piloto para a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As experiências conhecidas mundo afora serão analisadas comparativamente entre suas justificativas iniciais e seu estado de coisas atual, com consequências sociais, econômicas e ambientais para as cidades, regiões e países onde foram adotadas.

No processo, o aluno deverá ser capaz de:
– Analisar o contexto histórico e político onde as novas cidades foram implantadas.
– Analisar a bibliografia de referência para o projeto urbano e ambiental proposto.
– Compreender a legislação edilícia e urbana como oportunidade de inovação e transformação socioambiental.
– Projetar por camadas em que sejam consideradas as preexistências e as potências opostas ao traçado original e à arquitetura da paisagem estudada.

Para isso, adota como dinâmica em sala de aula:
– Debates e seminários sobre referências no Brasil e no mundo.
– Identificação de padrões entre as referências selecionadas.
– Visitas estruturadas de campo
– Desenvolvimento de proposta final nas escalas complementares da quadra, da paisagem e do desenho urbano.
– Concepção de um Plano de Estruturação Urbana em consonância com os instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade e seus correlatos em outros países.

A carga horária da disciplina poderá ser distribuída por intensidades desiguais ao longo do período letivo, sem prejuízo de outras atividades em que o(a) estudante esteja envolvido(a) simultaneamente, de acordo com cronograma estabelecido com a aquiescência da turma.

Bibliografia:
CHOAY, FRANÇOISE. O Urbanismo: utopias e realidades. Uma antologia. São Paulo: Perspectiva, 1979.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2004.
PANERAI, Philippe. Formas urbanas: a dissolução da quadra. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SENNETT, Richard. Construir e Habitar. Ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Record, 2018.