Gustavo Rocha-Peixoto
Dia(s): Quarta-feira
Horário: 13:30 às 17:30
Turmas: 1
Vagas: 23
Dep.: DHT
Tipo: Seminário Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Seminário Avançado em História das Teorias da Arquitetura
Código: FAH505
Disciplina experimental visando a explorar remissões diacrônicas e hipertextualidade arquitetônica em edifícios e cidades da Civilização Ocidental; espaços, urbanidades, tectônica, a partir de fatos e fragmentos arquitetônicos e de concepções urbanísticas. Esta disciplina se desdobra em possíveis “edições”. A atual versão, designada “I: Simetria e hipersimetria”, pretende aprofundar fatos arquitetônicos em torno da ideia de hipersimetria. Outras versões abordarão problemas como II: composição e acomodação; III: axialidade simbólica e espaço público; IV: conflito, mimetismo, ambivalência – ambientes de longa duração. Entre outras possibilidades.
Plano da disciplina:
A presente edição da disciplina Narratividade, Espaço e Projeto Crítico, designada como I: Simetria e hipersimetria na representação e no projeto de arquitetura em três programas particulares – Habitação individual, Edifício individual de culto religioso, Arquitetura monumental funerária – em que se exploram variações de plano em simetria central exaltada a fim de estabelecer o conceito de Hipersimetria.
12 casos, fatos arquitetônicos (como definidos por Aldo Rossi em Arquitetura da Cidade) serão estudados. Tendo como ponto de partida as pranchas de 1784 do projeto conceitual de Etienne Louis Boullée para um Cenotáfio em homenagem a Isaac Newton conservadas na Biblioteca Nacional da França. (Fato I.1) os demais casos foram escolhidos na pré-história minoica (O Tesouro de Agamenon ou Túmulo do Atrida circa 1250 a. C. [Fato I.2]); da Antiguidade romana (O Panteão de Roma de 126 d. C. [Fato I.3]), da idade Média tardo romana oriental (A basílica de Santa Sofia em Constantinopla do decênio de 530 d. C. [Fato I.4]), do Renascimento Italiano (O Tempietto de San Pietro in Montòrio, de Bramante – 1501 em Roma [Fato I.5] e a Villa Rotonda de Palladio – 1566-71 em Vicenza [Fato I.6]), do barroco italiano (a igreja de San Carlo alle quattro fontane de Francesco Borromini (1641-46) em Roma [Fato I.7]).
Os demais edifícios foram eleitos no s. XX e são os provocadores das reflexões hipertextuais contemporâneas: [Fato I.8]: Unity Temple de Frank Lloyd Wright em Oak Park, Chicago – 1905-8; [Fato I.9]: Villa Savoye em Poissy – 1927 e [Fato I.10]: Capela de Notre Dame du Haut em Ronchamp – 1955 – ambos de Le Corbusier; e [Fato(s) I.11a, 11b e 11c] Os projetos das casas i, vi e x de Peter Eisenman (respectivamente de 1968, 1975 e 1975)
Ao prelúdio oferecido por Boullée/Newton se contrapõe o [Fato I.12] que são o projeto, de Aldo Rossi e Gianni Braghieri vencedor do concurso para a expansão do Cemitério San Cataldo em Módena e suas sucessivas representações e reapresentações especialmente o ossuário monumental hipersimétrico que lhe dá centro e exaltada hipersimetria.
A partir das experimentações e com esses 12 fatos arquitetônicos a disciplina ensaia uma conclusão possível de que as remissões produzem dobras temporais no tecido da história da arquitetura, e que o conjunto indiciário dos fatos escolhidos permite uma narrativa temporal – ela mesma hipersimétrica.
Avaliação: Como exercício avaliativo propõe-se aos participantes o estudo de dois fatos de fácil visitação e levantamento na cidade do Rio de Janeiro: o chafariz do Puto no Passeio Público do Mestre Valentim da Fonseca e Silva, e o cenotáfio de Lucio Costa para o fundador Estácio de Sá, junto ao morro da Viúva. [Fatos I.A e I.B] em três etapas: documentação; narração e curadoria.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992
PALLADIO, Andrea. Os quatro livros da arquitetura. São Paulo: Hucitec, 2009
ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1975
ROWE, Collin. A matemática da Villa Ideal. Rio de Janeiro: revista Thesis v.2 nº3, 2017
RYKWERT, Joseph. A coluna dançante. São Paulo: Perspectiva, 2016
WITTKOWER, Rudolf. Princípios arquitetônicos na idade do humanismo.
Complementar:
Uma bibliografia complementar e um conjunto de fontes complementares será fornecido pelo professor a partir dos Fatos estruturadores da disciplina
