Carolina Galeazzi
Nayara Gevu
Dia(s): Quinta-feira
Horário: 08:00 às 12:00
Turmas: 1
Dep.: DTC
Tipo: Laboratório Avançado
Nome da Disciplina
(Cadastro SIGA): Laboratório Avançado de Conforto Ambiental
Código: FAT536
Na música, harmonia dissonante refere-se a um estado de tensão sonora provocado pela combinação de notas que não soam bem juntas, criando uma sensação de instabilidade e conflito. Segundo Schafer (1993), a arquitetura é mais do que “música congelada”, como sugeriu Goethe: ela desempenha um papel fundamental na “afinação” cultural e sensorial da sociedade, uma vez que esta é uma composição musical em constante evolução.
A disciplina propõe a análise das ambiências sonoras em ambientes externos e internos na Lapa — bairro conhecido por sua arquitetura histórica, vida noturna intensa, bares, casas de show e grande fluxo de pessoas — sendo um importante ponto turístico e de lazer da cidade. Em contraponto a essa paisagem vibrante, está a coexistência dos moradores. Será que a composição deste bairro-música é verdadeiramente harmoniosa?
O objetivo geral da disciplina é desenvolver propostas arquitetônicas para o tratamento acústico de bares com atividades musicais, bem como de seu entorno, considerando a qualidade sonora do espaço, a percepção auditiva, o conforto dos usuários e o impacto nas áreas vizinhas — moldando a paisagem sonora circundante com sensibilidade.
A metodologia da disciplina inclui aulas expositivas, visitas de campo a bares da Lapa, medições sonoras, estudos de caso e exercícios práticos que fundamentarão a proposta projetual. É importante ter disponibilidade para participar de pelo menos duas visitas noturnas à Lapa, que ocorrerão às sextas-feiras. A apresentação final da disciplina será realizada durante o fórum de acústica organizado pela SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica), no dia 10/11 (segunda-feira), ao longo de todo o dia.
BISTAFA, Sylvio R., Acústica Aplicada ao Controle do Ruído. São Paulo: Edgard Blücher, SP, 2ª edição revisada, 2011. CARVALHO, Régio Paniago. Acústica arquitetônica. Brasília: Thesaurus, 2006. PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. São Paulo: Bookman, 2011. SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidelines for Community Noise. 1999. Disponível em: .
