Iazana Guizzo
Pilar Tejero
Dia(s): Segunda e Quinta
Horário: 8h às 12h
Turmas: 1
Vagas: 18
Dep.: DPA
Tipo: Ateliê Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Ateliê Avançado em Processos Alternativos de Projeto
Código: FAP515
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Ateliê Avançado Integrado
Código: FAW513
O ateliê busca investigar arquiteturas vivas a partir da ativação de um corpo-bioma (poética com os elementos naturais), da conexão com as plantas-mundos (Mata Atlântica e as inspirações afro-ameríndias) e do contato com as bio-experiências (desde o tema da participação até a pesquisa de biomateriais), todas estas frentes de pesquisas em curso do Floresta Cidade.
O trabalho coletivo consiste em incitar gestos de projeto capazes de mitigar os efeitos das crises climáticas nas cidades brasileiras, em especial na Região Portuária do Rio de Janeiro. A partir de uma perspectiva singular, como seria possível propor projetos ao performar diferentes gestos daqueles que conduzem a construção civil ao consumo da metade dos recursos naturais existentes no planeta, a responsabilidade de mais 40{4e2d24d0f975d07b5e699f637c5377f0e8e12c723cfc46b827be6a95b86b92c3} da emissão de carbono além da grande quantidade de resíduos gerados. Como desconstruir, adaptar e propor espaços que promovam vida, regeneração e captura de carbono?
Estar atento a temas como tijolos de micélio (fungos), resíduos de construção, ciclos de extração, efeitos da poluição, soluções baseadas na natureza, relações interespecíficas, relações afetivas com a Terra e seus elementos, projetos participativos e plantio urbano podem apontar caminhos para arquiteturas e cidades que urgem diante das crises climáticas.
A metodologia participativa e afetiva do ateliê forma coletivos temporários através de dispositivos afetivos como oficinas corporais, leituras, ecos, envolvimento com o território e trocas de projeto, tal qual suas edições anteriores intituladas Projetar com o Antropoceno 2022.2 e com a Mata Atlântica 2023.1/2.
DURISC, Thomas. Peter Zumthor, 1985-2013 : buildings and projects. Zurich : Scheidegger & Spiess, 2014.
LORENZI, Harri. Árvores brasileiras : manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. Nova Odessa, SP : Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2002. Vol. 1, 2 e 3.
MONTANER, Josep Maria, MUXI, Zaida. Arquitetura e política: ensaios para mundos alternativos. São Paulo : G. Gili, 2014.
MOULIN, Gabriela …[et. al.].(org.) Habitar o antropoceno. Belo Horizonte : BDMG Cultural : Cosmópolis, 2022.
NESBITT, Kate(org). Uma nova agenda para a arquitetura : antologia teórica 1965-1995. São Paulo : Cosac Naify, 2008.
TARDIN, Raquel (org). Análise, ordenação e projeto da paisagem : uma abordagem sistêmica. Rio de Janeiro : Rio Books : UFRJ/PROURB, 2018.
