Reginaldo Braga Junior
Stéfany dos Santos Silva
Dia(s): Terças-feiras e Sextas-feiras
Horário: 8h às 12h
Turmas: 1
Vagas: 24
Dep.: DPUR
Tipo: Ateliê Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Ateliê Avançado: Projeto de Transformação Urbana
Código : FAU511
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Ateliê Avançado Integrado
Código: FAW513
As diversas modalidades de projetos urbanos e da paisagem, incluindo aqui as intervenções no espaço público, refletem, inevitavelmente, as construções sociais que produzem o espaço urbano cotidianamente. Portanto, não há como se pensar novas bases de transformação das cidades sem um aprofundamento nessa teia de fenômenos sociais e políticos, onde se constituem as relações raciais. Nesse sentido, o principal objetivo da disciplina é debater diversas formas de leituras racializadas das cidades para provocar reflexões sobre novos sistemas de referências para o projeto de espaços públicos, buscando dialogar com uma ideia de cidades antirracistas. Trabalharemos com as análises das diversas formas como os grupos sociais imprimem marcas às cidades a partir de suas práticas sociais, culturais e econômicas. Como abordagem metodológica propomos a mescla de abordagens teóricas, com discussões mediadas pela bibliografia proposta, e exercícios práticos, pensado a partir de um laboratório de produção de representações projetuais para novas concepções de espaços públicos antirracistas e efetivamente multiculturais.
A abordagem teórica e metodológica da disciplina é fruto do acúmulo das pesquisas dos dois docentes envolvidos neste atelier. Boa parte do debate proposto aqui tem origem nas discussões feitas dentro do Núcleo de estudo e pesquisa em geografia, relações raciais e movimentos sociais (NEGRAM/IPPUR/UFRJ), coordenado pelo professor Renato Emerson dos Santos, e do qual ambos os docentes são integrantes. As experiências como docentes da FAU/UFRJ, a partir da interação com as turmas e as temáticas abordadas, têm trazido um conjunto de questões e provocações, ligadas à relação entre raça, arquitetura e cidade, com as quais buscaremos dialogar neste atelier avançado.
HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. Em Pauta, Rio de Janeiro _ 1o
Semestre de 2015 – n. 35, v. 13, p. 126 – 152.
MOURA, Vitor. O espaço teatral e a condição do espectador. Revista de Cultura Urbana, Porto, v.1, p. 96-110, jun-2003. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/51691
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. (Capítulo a definir) 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Coleção Milton Santos; 1)
SANTOS, Renato Emerson dos., SILVA, Karoline Santos da., SILVA, Naiara do Carmo. Disputa de Lugar e a Pequena África no Centro do Rio de Janeiro: Reação ou ação? Resistência ou r-existencia e protagonismo?. In: RENA, Natacha; FREITAS, Daniel; SÁ, Ana Isabel; BRANDÃO, Marcela (Org.). I Seminário Internacional Urbanismo Biopolítico. Belo Horizonte: Fluxos, 2018.
SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: A forma social negro-brasileira. (capítulo a definir) Petrópolis: Vozes, 1988.”
