Atelier Integrado C – Praça da Bandeira/São Cristóvão/Santo Cristo

Rafaela Raffaele (DPA),
Cristóvão Duarte (DPUR),
Letícia de Lima Viana (DTC),
Cláudia Nóbrega (DHT)

Dia(s): Todos (Segunda,
Terça, Quarta, Quinta e Sexta)
Horário: 08:00 às 12:00
Turmas: 1
Dep.: DHT, DPA, DPUR, DTC
Tipo: Atelier Integrado
Códigos: FAW470, FAP470,
FAU473, FAT351, FAH470

O Ateliê elencou a área central do Rio de Janeiro, que compreende a VIII Região Administrativa como área de intervenção na sequência dos estudos desenvolvidos nos bairros de Quintino, Oswaldo Cruz, Madureira e Cascadura, que compõem a XV Região Administrativa (Grande Madureira). Foi decidido pela equipe docente aproximar a área de intervenção à antiga estação Barão de Mauá (ramal Leopoldina), que abarca parte dos parte dos bairros da Praça da Bandeira, São Cristóvão e Santo Cristo. A área se justifica por ser objeto de estudo recente da Prefeitura e se insere na agenda pública sobre o destino do centro da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, seu processo de transformação urbana da área atravessou diversas revisões dos modais de transporte, como o alargamento excessivo para vias rodoviárias, ferroviárias e a implantação de novas estações/ ramais, que a posicionam com um olhar voltado para a temática das infraestruturas e de seus diferentes impactos na cidade, dentre eles, a inclusão de novos usos no centro da cidade.

A proposta pedagógica do Atelier C entende o projeto urbano/ arquitetônico como resultado de um trabalho colaborativo, realizado coletivamente pela turma. Assumindo como premissa fundamental que o projeto pressupõe a produção de conhecimentos sobre a área de estudo, a turma se divide em equipes que se alternam e se mesclam para a realização dos trabalhos ao longo do semestre.

O desenvolvimento do projeto urbano se inicia com a realização in loco do diagnóstico/problematização da situação atual da área de estudo, seguido da proposição coletiva de novos cenários possíveis, através da proposta geral de intervenção, que, por sua vez, se desdobrará em temas específicos a serem desenvolvidos como projetos locais de intervenção.

Como extensão, o curso assume uma interlocução com a Prefeitura, a Escola de Circo, o ISERJ, o CEFET e a Universidade Veiga de Almeida, todos localizados na região estudada.