Ateliê Avançado Arquisur: modos de imaginar e atuar com os vestígios e ruínas da cidade contemporânea.

Letícia Castilhos Coelho
Gustavo Badolati Racca

Dia(s): Segundas-feiras e
quintas-feiras
Horário: 08:00h às 12:00h
Turmas: 1
Dep.: DPUR
Tipo: Ateliê Avançado
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): AT AV PROJ TRANSFORM URBANA
Código: FAU511
Nome da Disciplina (Cadastro SIGA): Ateliê Avançado Integrado
Código FAW: inscrição será feita pela Coordenação após a 2a CRID.

No âmbito do “Arquisur” 2025, a proposta se constitui através da vinculação de duas práticas didáticas que estruturam o Ciclo Avançado – ateliê e seminário – integrando o conteúdo programático e as abordagens teórico-metodológicas através das ênfases teóricas e projetuais, de modo a ativar relações interdisciplinares, assim como, a integração interdepartamental no âmbito curricular da FAU.

A oferta dessas disciplinas busca consolidar a participação da FAU no Arquisur (Asociación de Escuelas y Facultades de Arquitectura Públicas de América del Sur), incorporando como prática pedagógica disciplinar o que se constituía, até 2022, como participação pontual no encontro virtual entre Escolas Públicas da América do Sul, incluindo Universidades de outros estados do Brasil (Taller Virtual en Red Arquisur – TVRed Arquisur).

Na edição do Arquisur-2025, o tema a ser trabalhado – “Transformações – arquitetura, cidade e território em tempos de mudanças” – tem como objetivo abordar o desafio de refletir sobre as condições que atualmente interpelam o campo disciplinar da arquitetura e do urbanismo, buscando promover soluções criativas e sustentáveis frente às consequências das transformações climáticas, socioculturais, econômicas, políticas e ambientais que impactam o mundo e a América Latina em particular. As profundas e vertiginosas transformações produzidas interrogam significativamente os modos de pensar e projetar arquitetura e cidade, dando forma a um habitar contemporâneo cada vez mais atravessado por condições de instabilidade, marginalidade e precariedade. A complexidade implícita neste cenário de câmbios, demanda uma revisão crítica de paradigmas, conceitos e abordagens teórico-metodológicas.

O Ateliê Arquisur busca, ao abordar a temática proposta, proporcionar uma atuação reflexiva, crítica e propositiva de caráter projetual, buscando acionar experiências de intervenção e atuação na paisagem urbana que operem através do trânsito inter-escalar e de inversões metodológicas no exercício da escala (partindo do corpo e da matéria, como aproximação ao território); da experimentação criativa das materialidades e suas implicações estéticas-políticaséticas; da aproximação a repertórios que acionam a prática cartográfica como procedimento e ação crítica; do projeto como mediador de ações coletivas, incorporadas e situadas frente às questões contemporâneas. Através da multiplicidade de olhares e narrativas, da interlocução com diversos campos do conhecimento e de problematizações transversais voltadas para temas como tempo, corpo, cultura e cotidiano, a proposta pretende desencadear processos criativos para imaginar e atuar na cidade contemporânea, pautando um debate propositivo relacionado aos intensos desafios, deslocamentos e urgências para habitar mundos (e cidades) em ruína.

Informações importantes para inscrição:
A disciplina “Ateliê Avançado Arquisur” é vinculada ao “Seminário Avançado Arquisur”, portanto, as/ os estudantes devem estar inscritos nas duas modalidades, visto que algumas atividades serão realizadas em conjunto, tal como o Taller Virtual en Red Arquisur – TVRed Arquisur.

A realização deste Ateliê, assim como do Seminário vinculado, pressupõe uma articulação ao TVRed Arquisur, workshop intensivo, de imersão com duração de uma semana, que promove a interação entre professores e estudantes de faculdades e escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo da América do Sul. Portanto, é imprescindível a participação nessa atividade intensiva, pois a mesma integrará a carga horária e demais atividades do ateliê.

Este ateliê prevê, ainda, a relação com projetos de pesquisa coordenados pelos professores envolvidos; a participação eventual de professores de outras universidades signatárias do Arquisur ao longo da disciplina, estabelecendo trocas de experiências; assim como, a possibilidade de participação no Congresso ARQUISUR, que acontecerá no mês de outubro, em Santa Fé, Argentina.

CARNEVALLI, Felipe et al (org.). Terra: antologia afro-indígena. São Paulo/ Belo Horizonte: Ubu Editora/ PISEAGRAMA, 2023. DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas Mnemosyne ou o gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. K. LE GUIN, Ursula. A teoria da bolsa de ficção. São Paulo: N-1, 2021. MEDEIROS. Vânia. Cartografias de erro: mapas subjetivos e territórios redesenhados. In: América – Revista da pós-graduação da Escola da Cidade. Edição n. 1, 2018. MOULIN, Gabriela; MARQUEZ, Renata Marquez; ANDRÉS, Roberto; CANÇADO, Wellington. Habitar o antropoceno. Belo Horizonte: BDMG Cultural / Cosmópolis, 2022.